top of page

Desde 1977, a Lira Ceciliana promove, em parceria com músicos ligados à Universidade de São Paulo, os Festivais de Música de Prados, evento anual que já chegou a sua trigésima sexta edição. Nos Festivais são oferecidos cursos/oficinas gratuitos de canto, instrumentos de cordas e de sopros, iniciação musical para crianças, prática de conjuntos (coro, orquestra e banda de música), realizando-se concertos abertos ao público nas cidades de Prados, Resende Costa e Coronel Xavier Chaves (região dos Campos das Vertentes, Minas Gerais), além de retretas da banda de música e apresentações de musicais infanto-juvenis, com o objetivo principal de fomentar e aprimorar as atividades musicais em Prados.

​

A entidade dispõe de um prédio-sede, inaugurado no início da década de 1980, construído com recursos provenientes da Funarte, da Fundação Roberto Marinho,

Lira Ceciliana

Seu vínculo com a comunidade de Prados enraiza-se ao longo dos cerca de trezentos anos da história local, sendo que a cidade reconhece no cultivo da música um dos traços mais marcantes de sua identidade cultural. Os grupos musicais da Lira Ceciliana participam da maioria das festas religiosas, cívicas e populares de Prados. Toda a comunidade pradense é atingida pelas atividades desenvolvidas pela entidade, que oferece, sempre gratuitamente, aulas de música, concertos e outras apresentações congêneres. A banda de música, a orquestra ou o coral da Lira Ceciliana também se apresentam em outras cidades em diversas ocasiões.

A Lira Ceciliana, sociedade dos músicos de Prados, entidade sem fins lucrativos, cujas origens remontam, segundo a tradição, ao ano de 1858, é herdeira do movimento musical que se desenvolveu em Minas Gerais a partir do século XVIII e destaca-se por ter feito sobreviver através dos tempos a Música Sacra Mineira e a tradição das bandas de música, mantendo uma prática secular ininterrupta. Tendo como motivação e objetivo o estudo e o cultivo da música, mantém em funcionamento um coro, uma orquestra, uma banda de música e uma pequena escola de iniciação musical para a formação de novos integrantes. Suas atividades, de caráter contínuo, voltam-se para o passado de sua tradição ao mesmo tempo em que visam o futuro, tendendo para a diversidade e o ecletismo.

da Xerox do Brasil e com a ajuda da comunidade pradense, cujo espaço funciona principalmente como local para ensaios e aulas de música, bem como sala de apresentações. Seu instrumentário, constituído ao longo dos anos, é disponibilizado gratuitamente aos estudantes e músicos integrantes de seus conjuntos musicais, em caráter de empréstimo. Possui um rico acervo de partituras, que contém composições dos séculos XVIII, XIX e XX, sacras e profanas, de diferentes estilos e para diferentes formações musicais, de compositores locais, mineiros, brasileiros e estrangeiros; graças a seu arquivo, a Lira Ceciliana firmou-se como referência para o estudo da música mineira. O pessoal envolvido nas atividades da entidade é formado, em sua quase totalidade, de músicos amadores voluntários, cuja maior motivação é a permanência da prática musical no seio da comunidade. Já estiveram à frente da Lira Ceciliana músicos de reconhecidas qualidades, como Antônio Américo da Costa (1867-1945) e Adhemar Campos Filho (1926-1997), os quais inclusive legaram ao acervo da entidade muitas de suas composições. A música tem sido o alicerce da cultura local e um instrumento valioso de desenvolvimento socioeconômico e principalmente humano.

​

Foto montagem da Lira Cecilian

A banda de música da Lira Ceciliana, na década de 1960, sob a regência de Adhemar Campos Filho, venceu concursos de bandas nas cidades de São João del-Rei e Juiz de Fora (MG).

 

Além do título de utilidade pública federal (Decreto-lei 89.685 de 21/05/1984, mantido pelo Decreto de 27 de maio de 1992), a Lira Ceciliana é igualmente detentora de títulos concedidos no âmbito municipal (Lei 521 de 09/12/1975) e estadual (Lei 8.528 de 17/04/1984).

​

O primeiro registro paroquial consignando presença musical em festa religiosa em Prados data de 1726. Em 1732, há a primeira referência à Semana Santa. Desde então, Prados teve, ininterruptamente, a maior parte de suas festas religiosas, cívicas e populares abrilhantadas com a música. A Lira Ceciliana é hoje a responsável pela manutenção e preservação dessa tradição cultural e artística tão importante e singular.

​

Maiores informações e mais fotos no FACEBOOK DA LIRA CECILIANA.

​

bottom of page