Site produzido e atualizado por: Léo Carvalho
 - Seja bem-vindo ao PORTAL DOS PRADENSES
PRADOS - MG - 12 ANOS
Cor do site: Tons de vermelho Cor do site: Tons de azul Cor do site: Tons de marrom Cor do site: Tons de verde Cor do site: Tons de ouro Cor do site: Tons de rosa Cor do site: Tons de laranja Cor do site: Tons de cinza Cor do site: Tons de limão Cor do site: Tons de pscina
VIT. VELOSO (BICHINHO)
Existe um lugar "perdido", que está situado no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e na Estrada Real e que faz parte de Prados. Este lugar tem o nome de um Inconfidente que lá nasceu. A comunidade de Vitoriano Veloso, hoje conhecida com Bichinho, é um lugarejo que fica a 9 quilômetros de Prados, passando por uma estrada de terra que beira à imponente Serra de São José.

Bichinho fica entre Prados e Tiradentes. Em meio a casas antigas, encontram-se belas e boas pousadas, restaurantes, casas de aluguel, lojas de artesanatos, oficinas e deliciosos doces caseiros.

Igreja de N. Sr.ª da Penha de França - Foto: Léo Carvalho
Os moradores do Bichinho não produz um só tipo de artesanato, eles trabalham com papel machê, lata, madeira, cipó e fios têxteis além de vários outros.

Um dos maiores impulsos dado ao artesanato na comunidade do Bichinho, aconteceu através do artista plástico Toty (Antônio Carlos Bech). Há cerca de 12 anos, ele resolveu criar a Oficina de Agosto que além de loja, funciona como uma escola de artesanato, onde grande parte das pessoas que hoje tem sua próprio oficina, aprenderam ou se aperfeiçoaram. Na Oficina de Agosto - hoje conhecida por todo o Brasil e no exterior - seu principal tipo de artesanato é feito com papel machê, mas produzem-se também artesanatos com vários tipos de material reciclado.

Forro da Igreja de N. Sr.ª da Penha França - Foto: Léo Carvalho

O movimento de turistas no Bichinho é muito grande, principalmente nos finais de semana, férias e feriados. Quem vai à Prados ou Tiradentes, não pode deixar de passar por lá. Não só pelo artesanato, mas pela paz, a beleza, a tranqüilidade do lugar, pelo contato direto que se tem com a natureza e também para apreciar a Igreja de N. Sª da Penha de França, que existe na Comunidade desde os meados do século XVIII.

No bichinho você encontra de tudo um pouco que Minas tem para oferecer: uma bela arquitetura, história, cultura, comida caseira, doces variados, muitos e lindos artesanatos, pousadas aconchegantes e muito mais, além, é claro da tranquilidade que todos prezam.

Para ir até o Bichinho saindo do centro de Prados, siga em direção a Dores de Campos. Após cerca de dois quilômetros, você pegará a estrada de terra (que no momento está passando por reforma para a construção do asfalto que irá até Dores) um pouco mais a frente, passará pela comunidade do Coqueiro um pequeno trecho já asfaltado, um pouco mais e haverá uma ponte de cimento. Após a ponte há uma bifurcação; à esquerda é a estrada que leva até Dores e à direita a estrada para o Bichinho.

Vale a pena ficar atento à bela paisagem. Quase toda a estrada que leva até o povoado é margeada pela lindíssama Serra de São José, que se estende de Prados até São João del Rei.

Fotos
OUTRAS FOTOS DE VITORIANO VELOSO - BICHINHO (Clique para ampliá-las)
Highslide JS
Oficina de Agosto - Foto: Léo Carvalho
Highslide JS
Um carro de boi na paisagem tranquila do Bichinho - Foto: Léo Carvalho
Highslide JS
Uma das torres da Igreja de Nossa Senhora da Penha de França - Foto: Léo Carvalho
Highslide JS
Uma das casas da bela e tranqu - Foto: Léo Carvalho
Highslide JS
Altar mor da Igreja de Nossa Senhora da Penha de França - Foto: Léo Carvalho
Highslide JS
Artesanto feito no Bichinho - Atelier Bicho da Terra de Lenisa Carvalho - Foto: Lenisa Carvalho