Restou muito pouco do conjunto arquitetônico de Prados, mas, ainda assim, podemos presenciar algumas belas e antigas construções que nos levam de volta aos primórdios do século XVIII.

 

Num passado remoto Prados era iluminada pelos antigos lampiões; tanto suas estreitas ruas, quanto seus antigos casarões coloniais.

 

Não se pode negar que, apesar das dificuldades da época, nossa cidade possuía uma atmosfera ainda mais envolvente com as luzes esparsas e naturais. Porém, atualmente, o panorama não se assemelha a esses tempos antigos. Se não bastasse a má conservação de alguns dos casarões, há ainda a tecnologia (antenas parabólicas e de internet por exemplo) que colaboram para esconder a beleza deste patrimônio tão importante.

Nosso Centro Histórico, está quase que em sua totalidade, situado entre a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Ambas foram construídas até os meados do ano de 1700.

 

Prados tem, também, um dos maiores atrativos turísticos naturais da região: a Serra de São José que está localizada dentro da Área de Preservação Ambiental (APA – São José) e Refúgio da Vida Silvestre – Libélulas das Vertentes, como Unidade de Conservação de âmbito estadual.

Arquitetura Religiosa

Arquitetura Residencial

Natureza

© Copyright 2000-2019 / Prados - MG (O portal dos Pradenses) - Todos os direitos reservados - Por Léo Carvalho (32) 3353-6388

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus