A religiosidade é um dos traços fundamentais da cultura pradense. Prados possui três Igrejas (sendo uma Matriz) e mais sete capelas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é a mais imponente, construída no período que abrange os anos de 1712 a 1770.

 

O interior da Matriz é em estilo rococó. A portada, ornamentada com motivos indígenas, é esculpida em gnaisses. O forro é totalmente recoberto de pinturas. As imagens existentes são autênticas e originais e datam do século XVIII. Foi tombada pelo IPHAN em 1995.

Há alguns anos a Matriz passou por um grande processo de restauração; através da iniciativa do Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros (Pároco de Prados) as restaurações foram concluídas algumas com recursos da própria comunidade e outras com recursos públicos.

Ao longo do tempo, os elementos artísticos de nossa Matriz sofreram intervenções inadequadas, como repinturas. O trabalho de restauração que foi feito, mostrou-nos a beleza das pinturas originais que antes estavam escondidas.

Outra Igreja de Prados é a de Nossa Senhora da Penha de França, que fica no povoado de Vitoriano Veloso (Bichinho), distante cerca de 10 Km da cidade. Construída entre 1732 e 1771. Seu interior é muito semelhante à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com pinturas de grande qualidade no forro da capela mor e na nave. É também tombada pelo IPHAN e passou por reforma e restauração das pinturas do forro.

Localizada no bairro de Pinheiro Chagas e em estilo moderno, a Igreja de Santo Antônio teve sua conclusão em 1967. Seu exterior é todo revestida de pedras da Serra de São José.

Entre tantas capelas existentes no nosso Município, a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (que fica no centro da cidade) é a mais conhecida. Foi construída pelos escravos, por iniciativa da Irmandade do Rosário dos Pretos e teve sua obra concluída por volta de 1770. Tanto em termos de arquitetura quanto ornamentação, predomina a simplicidade nessa edificação. A capela é de pequenas proporções e sua torre lateral única à direita, não constava do projeto arquitetônico original da igreja. O forro e o altar da capela mor passaram por processo de restauração.

A Capela de Nossa Senhora do Livramento foi construída no período de 1753 a 1755. Ela é muito conhecida pela sua festa (que acontece no final de junho) e pelos milagres atribuídos a Nossa Senhora e atrai gente de todo o Brasil. Destaque para a imagem de N. Sr.ª do Livramento esculpida em madeira, policromada.

Encontramos ainda no Município mais seis capelas: N. Sr.ª do Carmo, N. Sr.ª de Fátima, N. Sr.ª das Graças, Santa Terezinha e Sagrado Coração de Jesus.

Arquitetura Residencial

Natureza

© Copyright 2000-2019 / Prados - MG (O portal dos Pradenses) - Todos os direitos reservados - Por Léo Carvalho (32) 3353-6388

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus