Podemos encontrar oculto na Serra lugares de beleza inigualável. O Boqueirão é um deles; uma fenda com enormes paredões que existe por lá e que corre uma água gelada e ferruginosa entre eles, formando pequenas e belas cachoeiras. Há, também, na região de Tiradentes, a "Trilha dos Carteiros". Essa trilha é calçada em quase toda sua extensão e vai de Tiradentes até a região da Serra que fica no Planalto de Fátima. No seu trajeto há uma cruz onde a lenda conta que foi enterrado um carteiro e que todos que por lá passam precisam jogar uma pedra.

De olho no potencial do entorno e no crescente mercado do turismo ecológico, Prados inaugurou a primeira estrada-parque da região. O circuito, com cerca de 9Km, destinado a caminhadas e cavalgadas, une o município à comunidade do Bichinho. O roteiro, que contorna a Serra de São José, está incluído no circuito da Estrada Real. No percurso foi construido dois postos de descanso e há pavimentação de pedras rústicas em alguns dos trechos críticos.

Outro atrativo natural que se destaca em Prados é o Atalaia, um clube campestre onde se encontra uma grande lagoa, utilizada para a prática de natação, canoagem e para pesca. O Atalaia é o local onde amigos e conhecidos se encontram para curtir os finais de semana, para praticar esportes e se divertir numa churrascada ou nos eventos que lá são realizados.

O antigo cruzeiro de Prados, hoje Mirante do Cruzeiro já foi um local abandonado, sem iluminação e apenas com uma cruz de madeira no seu topo. Hoje é um local bem preservado; com boa iluminação, uma grande cruz de cimento que à noite tem uma iluminação diferente para determinadas época do ano e com balaústres criando um semi-circulo que forma um mirante, tornou-se um lugar bem frequentado. Muitas pessoas vão para lá durante o dia ou à noite para observar a cidade e o belo e largo horizonte que se apresenta ao longe.

Um dos mais belos e conhecidos atrativos turísticos de Prados é a imponente Serra São José. Seus 12 km de extensão são marcados por belas escarpas cobertas por mata atlântica, cerrado e campos rupestres. Com grande importância, a Serra tornou-se uma Área de Preservação Ambiental (APA) com cerca de 5.000 Km² que se estendem de Prados até São João Del-Rei, passando por Tiradentes, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas.

A Serra de São José tem uma grande diversidade  de fauna  e flora,  além de mananciais de água. Apresenta também uma importância cultural e histórica, contendo indícios de vida pré-histórica, ocupação indígena e atividade mineradora durante o “ciclo do ouro”, além de calçamentos de pedra feito por escravos. Dada a sua localização e configuração, tal recurso ambiental apresenta um grande potencial para o turismo paisagístico-ecológico e de aventura. A Serra apresenta na região de Prados altitudes entre 1.100m e 1.430m com área propícia para a prática de esportes radicais e ecoturismo como: escaladas, rapel, vôo livre, ciclismo e as caminhadas pelas várias trilhas existentes na região em meio à mata nativa. Do seu alto pode se avistar belos panoramas e permite uma belíssima visão de toda região.

Arquitetura Religiosa

Arquitetura Residencial

© Copyright 2000-2019 / Prados - MG (O portal dos Pradenses) - Todos os direitos reservados - Por Léo Carvalho (32) 3353-6388

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus