Como Chegar
Com o constante aumento da frota de veículos no Brasil é preciso ainda mais cautela na hora de viajar. Mais carros, mais motoristas inexperientes. É preciso redobrar a atenção e dirigir com muito cuidado. A principal recomendação é que para viajar tranquilo e com toda segurança, todos devem fazer uma revisão preventiva no seu veículo. Uma dica importante também é fazer um check list para não esquecer o essencial.
O primeiro passo deve ser a verificação dos documentos: veja se a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está dentro do prazo e a documentação do seu veículo em dia. Eles são obrigatórios e imagine se você for o único motorista no carro e esquecer o documento – vai ficar estressado e pode até ter o carro apreendido.
Também não deixe de levar os telefones das concessionárias das rodovias, nas quais você vai trafegar, para casos de emergência.
Aposte sempre na prevenção é mais seguro e econômico!
Muitos itens podem ser verificados na sua própria casa e você pode fazer isso sozinho; e só acionar o mecânico se encontrar problemas.
Itens que devem ser observados no seu carro:
-
Nível do óleo do motor – não deve estar abaixo e nem acima do máximo, já que a falta ou excesso podem gerar problemas;
-
radiador – confira se o nível da água é suficiente ou se há necessidade de completar;
-
fluido do freio;
-
vazamentos;
-
faróis, lanternas, luzes de freio e de ré devem ser testados. Você pode usar uma parede para verificar o funcionamento desses itens;
-
a pressão dos pneus é muito importante para garantir a estabilidade do carro;
-
não esqueça de verificar ainda as condições dos pneus e do estepe;
-
teste o limpador de para-brisas;
-
olhe se o macaco, estepe e triângulo estão em ordem; e
-
verifique o nível de combustível para evitar panes secas.
Uma simples revisão faz toda a diferença para uma viagem muito mais segura. Só pegue a estrada depois de regularizar qualquer problema que constatar. No trânsito, não aposte na sorte, quando você investe na manutenção, você investe na vida.
Importante:
-
Se possível faça um check-up geral com o mecânico. O ideal é fazer um check-up completo do motor, da suspensão, freios e pneus;
-
Utilize cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros;
-
Transporte crianças utilizando os equipamentos adequados;
-
Organize as malas de forma que não fique nada solto e que possa ser arremessado aos passageiros numa freada brusca;
-
Coma alimentos leves e não esqueça de levar água mineral.
Chegou a hora de pegar a estrada. Respeite a sinalização e os limites de velocidade e lembre-se de dirigir defensivamente, tentando antecipar as situações de risco. Boa Viagem!
PRINCIPAIS DISTÂNCIAS (aproximadas)