top of page

Artesanato Pradense

"Prossiga por esta estrada, esqueça o tempo presente.
Vá ver no fim da jornada, a terra de antigamente..."
Gil Possa

Uma das mais inquietantes produções do homem é a arte. A palavra arte assume vários significados na linguagem; falando-se da transformação da matéria bruta pelo homem, ela pode representar uma forma de produção quando é desenvolvida em busca do útil ou uma forma de expressão que se desenvolve na criação do que é belo.

Cada artesão leva sua marca pessoal aos objetos, escolhe um estilo, mas não deixa de ser influenciado pelo ambiente (a natureza) em que vive e pelos modos de vida própria da área cultural a que pertence. O que dita a especialidade do artesanato é a abundância do material adequado à transformação existente na região.

O artesão produz a mão objetos de uso freqüente na comunidade. Seu aparecimento foi resultado da necessidade com o poder de inovar, criando também um elo do passado com o presente, possibilitando às gerações mais novas receber das mais velhas, suas técnicas e demais experiências acumuladas com o tempo.

Clique nas fotos para ampliar e ver os contatos

Antigamente desconhecida, hoje nossa cidade é reconhecida pela sua expressão artística oriunda de seu artesanato e também por estar situada entre São João del Rei e Tiradentes (cidades turísticas). Outro privilégio é que Prados está cercada por ambientes ecológicos, como a Serra de São José e trecho da Estrada Real, transformando-a em um forte núcleo turístico.

No Brasil, a importância do turismo tem sido cada vez mais evidenciada e compreendida como fonte de geração de postos de trabalho e de renda. O turismo representa uma atividade econômica de forte impacto na vida moderna, e a indústria do turismo é a que mais cresce no mundo. A relação entre turismo e o artesanato é obvia porque o turista é um grande consumidor da produção artesanal. O turista cria uma relação com o local visitado, e surge o desejo de guardar recordações de uma viagem, por meio da aquisição de objetos simbólicos, artesanais ou de souvenirs. Um artesanato pode representar a identidade do local para o turista e a sua satisfação em reter uma parte dessa cultura no seu acervo particular. 

O artesanato em Prados surgiu na década de 1960 com a família Julião e se tornou uma marca registrada do município de Prados, influenciando o surgimento de novos artesãos e artistas. As primeiras obras começaram com Itamar de Pádua Lisboa que começou o contato com a madeira a partir da observação do trabalho do pai, Zezinho de Pádua Lisboa, que criava "cabeças de arreios" para animais. Suas primeiras obras eram de temática religiosa. Entretanto, consagra-se como artista a partir de suas recriações de animais: pássaros, macacos e especialmente leões. Dono de estilo vigoroso e acabamento impecável, seus leões foram adquirindo progressivamente tamanhos cada vez maiores, tornando-se sua marca personalizada. Sua arte acabou estimulando vários parentes a se desenvolverem na profissão.

Essa tradição artesanal pradense vem sendo passada de pai para filho e apesar da criatividade dos artesãos da atualidade, muitos ainda tem a preocupação de manter nas peças as características dos primeiros mestres. 

 

O artesanato de Prados, é hoje, um dos maiores geradores de emprego e renda do município. É também, gerador de inclusão social e possui reconhecimento internacional devido a qualidade e originalidade das suas obras.

 

Aqui se produz os mais variados tipos de artesanatos, utilizando diversos materiais como: madeira, ferro, palha, linha, cerâmica, bambu, cabaça, papel machê, resíduos descartados, etc... O couro também é outra matéria prima muito utilizada, transformando-se em artigos para montaria, botas, sandálias, cintos e bolsas.

Prados produz um artesanato de primeiríssima qualidade que é vendido para todo o Brasil e vários outros países. Ao longo da avenida principal da cidade encontram-se muitas lojas e ateliês espalhados por todos os lados. Quem passa por aqui, fica encantado com o colorido de tão variado artesanato. 

Nossa arte espalhou-se e caiu no gosto de todos e hoje Prados possui reconhecimento internacional devido a sua qualidade e a originalidade de suas obras.

O Distrito Vitoriano Veloso - mais conhecido como Bichinho - é um lugar muito especial e ficou conhecido como "Pólo de artesãos", graças ao rico e diversificado artesanato produzido por seus moradores. Lá você encontra todo tipo de artesanato: móveis, telas, bordados, fuxicos, crochês, tapetes, esculturas e adornos em espalhados por toda parte. O histórico vilarejo fica a apenas 8 km de Tiradentes e 10 km do centro de Prados. Passando por uma estrada de terra que proporciona um visual encantador dos contornos da Serra de São José. Essa mesma estrada de terra liga Prados a Tiradentes, passando por Bichinho. 

bottom of page