Site produzido e atualizado por: Léo Carvalho
 - Seja bem-vindo ao PORTAL DOS PRADENSES
PRADOS - MG - 12 ANOS
Cor do site: Tons de vermelho Cor do site: Tons de azul Cor do site: Tons de marrom Cor do site: Tons de verde Cor do site: Tons de ouro Cor do site: Tons de rosa Cor do site: Tons de laranja Cor do site: Tons de cinza Cor do site: Tons de limão Cor do site: Tons de pscina
CULTURA PRADENSE
Cultura Pradense
O Patrimônio Cultural é constituído pelo conjunto de bens materiais e imateriais produzido pelo homem através dos tempos, deixado como herança para as presentes e futuras gerações. Atualmente existe uma grande categoria patrimonial que são os bens imateriais ou intangíveis, constituídos por todas as manifestações tradicionais de um povo, onde se incluí música, dança comida típica, festas religiosas, rituais indígenas, rituais afro-brasileiros, etc

O Patrimônio Cultural de Prados é muito extenso. Suas manifestações vêm se realizando ao longo dos tempos e, até hoje, mantém muitas de suas tradições, conseguindo unir pradenses e turistas do Brasil e do exterior.

Algumas das festividades de nossa cidade dignas de nota são o Boi Mofado, o Carnaval, a Semana Santa, a Festa do Pradense Ausente, o Passeio à Serra e o Festival de Música entre vários outros. Quem visita esta pequena e aconchegante cidadezinha na época de suas festas, sai deslumbrado com tanta animação, entusiasmo e cultura.
Cultura Pradense
Nos dias que precedem ao carnaval o Boi Mofado alegra as ruas de Prados. Saindo de algum bairro e seguindo para o centro, aos poucos vai se encontrando com a população e vai fazendo evoluções, por vezes correndo atrás das pessoas que, curiosamente, parecem de fato ter medo do “animal”. Junto ao boi mofado vai a mulinha que o protege e o toureiro que o provoca, além dos músicos, foliões, mascarados e crianças que deliram com a brincadeira. Há momentos em que ocorre o encontro de dois ou três bois de bairros diferentes, animando ainda mais a manifestação, enchendo as ruas estreitas de Prados com muitas animação e alegria.
Carnaval Pradense
Nosso carnaval é uma das festas mais conhecidas e agitadas de toda a região e do Brasil também. Pessoas das cidades vizinhas e turístas de todo o país lotam as ruas de Prados durante o carnaval.

Além do movimento das ruas, temos as escolas de samba UCA e Gato Preto que se apresentam na rua Magalhães Gomes, mostrando que são dignas da Sapucaí. Além, é claro, da Ukinha e do Gatinho, os blocos para as crianças.

O carnaval em Prados é incrível, lotado, animado e tem muita gente bonita brincando pelas ruas. E se não bastasse, aqui é muito tranquilo, raramente acontece algo de errado, e quando acontece, o policiamento é muito bom.

A Semana Santa é um ritual tradicional em Prados, encena todos os quadros da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Conta com o apoio da Lira Ceciliana, que executa músicas religiosas do Barroco Mineiro. Inicia-se no Sábado passando pelo Domingo de Ramos, pela Segunda-feira Santa com a Procissão do Encontro. Na Terça e na Quarta saem a Procissão do Depósito, de Nossa Senhora da Conceição e da Soledade. Quinta-feira tem o lava pés na Matriz. Na Sexta-feira, acontece a cerimônia do Descendimento da Cruz, seguida da Procissão do Senhor Morto. No sábado, pela manhã é celebrado o Ofício de Trevas; a imagem do Senhor Morto fica exposta na capela do Santíssimo Sacramento para visitação dos fiéis, a meia noite a Procissão da Ressurreição serpenteia ao som dos repiques dos sinos e da banda. A celebração encerra no Domingo da Ressurreição com procissão com a imagem de Cristo ressuscitado, e na Matriz o canto do TE DEUM LAUDAMUS.
Semana Santa
Festa do Pradense Ausente - Encontro de Tropeiros
A primeira Festa do Pradense Ausente foi realizada no ano de 2005. O objetivo do Encontro é homenagear os pradenses que moram fora, dando oportunidade para que se reúnam uma vez por ano em sua terra natal. O Encontro possui uma programação bem variada, com apresentações da Lira Ceciliana, Missa em homenagem ao pradense ausente, manifestações culturais como o Boi Mofado e a Folia de Reis, teatro, violeiros e sanfoneiros, contadores de “causos”, encontro de tropeiros, roteiros para caminhantes e ciclistas e apresentações de músicos pradenses e filhos da terra. O Encontro acontece junto com o feriado de Corpus Christi.
Passeio à Serra
Com quase 150 anos o Passeio à Serra é o passeio ecológico mais antigo do Brasil. É realizado sempre na segunda sexta-feira de julho. Um dos destaques da festa é a dança do Rocambole, que acompanhada pela Lira Ceciliana e que só acontece nessa data. Depois dos eventos que ocorrem à noite, entre 5 e 6 horas da manhã de Sábado, muitas turmas; de amigos ou famílias, saem em direção à Serra de São José. O retorno ocorre por volta das 3 horas da tarde. Segundo os mais antigos, a idéia original nasceu de um casal de noivos, que resolverau realizar a recepção do casamento ao ar livre, na alto da Serra. Outros contam que um grupo de pradenses, boêmios, por volta de 1868, resolveram fazer um piquenique no alto da Serra, e que a cada ano atraiu mais e mais pessoas surgindo assim a tradição do “Passeio à Serra”.
Festival de Música
O Festival de Música de Prados acontece na segunda quinzena de Julho. Tendo a Lira Ceciliana como o ponto central, acontecem muitas apresentações pela cidade: no Teatro Municipal, Igreja Matriz, Capela do Rosário, na praça e em alguns bares da cidade. Trata-se de um Festival de Música organizado pela Lira Ceciliana, juntamente com a Prefeitura de Prados e a Universidade de São Paulo, através da Escola de Comunicação e Artes do Departamento de Música da USP. O festival teve início em 1977. Ocorrem diversas oficinas com cursos intensivos de instrumentos de cordas, sopro, percussão, canto, coral, teatro, regência e composição. Durante o festival acontecem concertos e apresentações.
Ainda há muito que se falar das manifestações culturais de Prados. Aos poucos será acrescentado aqui no site, detalhadamente, para que você amigo, visitante internauta saiba muito mais sobre a história de Prados. Aguardem! Muito mais vem por aí!
Sexta-feira da Paixão - Procissão do Senhor Morto - Foto: Léo Carvalho
Coral Infantil - Foto: Léo Carvalho
Porta bandeira e mestre sala da UCA - Foto: Léo Carvalho
Fantasia de mulinha do boi mofado da Quebra-castanha - Foto: Léo Carvalho
Zé Bedeu no Pradense Ausente - Foto: Léo Carvalho
Encontro de Tropeiros no Pradense Ausente - Foto: Léo Carvalho
Mascarados nas vésperas do carnaval - Foto: Léo Carvalho
Carro alegórico do Gato Preto - Foto: Léo Carvalho