HISTÓRICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sítio (Antônio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rei (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antônio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho São João Del Rei-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte

Em 1881 o movimento comercial de Prados foi beneficiado com a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). A estação ferroviária é criada, estabelecendo contato permanente da localidade com a Estrada de Ferro D. Pedro II, que ligava Minas ao Rio de Janeiro.

 

A antiga estação ferroviária de Prados está localizada na comunidade denominada Estação de Prados, fica à Praça “Zé Café”, nome dado em homenagem ao ex-prefeito da cidade, José Carvalho Silva, que exerceu o cargo interino de prefeito entre os anos de 1966 e 1970 e que foi o responsável pela instalação da luz elétrica na comunidade. A Estação foi inaugurada no ano de 1881 e localiza-se a certa de 11 km do centro de Prados.  A Estação pertencia à época de sua inauguração, à companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM); mas ao longo de sua existência, a Estação de Prados pertenceu a diferentes companhias ferroviárias: de 1931 a 1965, esteve sob a propriedade da Rede Mineira de Viação; de 1965 a 1975, pertenceu a V. F. Centro Oeste e, no ano de 1975, foi adquirida pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) que a desativou em 1984.

O trem que trafegava por aquele trecho de linha férrea era o principal meio de transporte existente na região em uma época em que ainda não havia as rodovias existentes atualmente, sendo, portanto, o principal meio de interligação entre as cidades de Barbacena, Barroso, Prados, Tiradentes e São João Del Rei. O trem operava como “trem misto”, e carregava tanto passageiros quanto cargas e passava quatro vezes ao dia pela estação de Prados. Os gêneros alimentícios e demais cargas transportadas, eram muitas vezes guardadas no armazém que fazia parte do prédio da Estação, que abrigava também uma Agência da Companhia de Correios e Telégrafos. As cargas que ficam no armazém eram levadas posteriormente para Prados por caminhões.

A Estação de Prados e o transporte ferroviário foram bastante importantes para a população que habitava o pequeno povoado na década de 1960. Naquela época, diariamente chegavam à comunidade ônibus vindo de Prados e Dores de Campos, trazendo e levando passageiros que embarcavam e desembarcavam na Estação.

 

No início da década de 1980 a centenária Estação passou por uma reforma,  pouco antes de ser desativada, quando o senador Eliseu Resende era o Ministro dos Transportes. Nesta reforma o prédio da Estação foi pintado e o telhado foi trocado. Porém a ausência de uso e ocupação do imóvel deixou o bem sem qualquer manutenção desde que a estação foi desativada em 1984. Isso deixou a edificação à mercê da ação das intempéries, sofrendo ainda com a degradação natural dos materiais e com a ação de vândalos e saqueadores.

 

Em 2003, parte do telhado desabou e, provavelmente no ano de 2004, o fogão a lenha que existia no interior do  prédio foi desmanchado e o piso de tábua corrida e os portais de madeira foram retirados. Ainda segundo informações de moradores da Comunidade, poucos anos depois à desativação da Estação, o prédio da mesma foi saqueado e foram roubadas portas, janelas e instalações elétricas. Atualmente, a edificação encontra-se completamente abandonada e em avançado estado de degradação, fato este que proporciona um sentimento de descontentamento entre os moradores.

 

Curiosidade: Um fato interessante foi que durante a revolução de 1930 a estação foi tomada e ocupada pelos habitantes de Dores de Campos, armados e o seu nome foi temporariamente mudado para "João Pessoa".

Estação de Prados

Trem na Estação de Prados
Reinauguração da Estação
Trem na Estação de Prados
Trem na Estação de Prados
Estação de Prados
Trabalhadores na Estação
Estação de Prados
Estação em 2007
Estação de Prados
Estação em 2004
Reinauguração da Estação
Estação no ano de 2009
Estação em 2007
Estação no ano de 2011
Estação em 2007
Estação em 2003
Estação em 2003
Estação em 2003
Estação de Prados
Estação de Prados
Estação de Prados em 2009
Estação em 2016

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Estação de Prados

Foto: César Reis